Pular para o conteúdo principal

revolução invisível

A revolução invisível acontece dentro das pessoas… Nessa revolução acontece uma espécie de renascimento individual: cada pessoa passa a ser artesã da própria trajetória. Isso significa que, ao invés de se sujeitar ao destino, de se contentar em apenas sobreviver, de apenas ser levada pelas circunstâncias, a pessoa assume o controle da própria vida…

Assim, se essa pessoa não encontra as circunstâncias que deseja, ela cria o que é necessário. Muda as circunstâncias. Sua forma de pensar e agir conduz a modificações que não ocorrem gratuita nem superficialmente. São mudanças profundas, com lastro. Muda-se o porquê, às vezes muda-se o rumo.

Esse modelo mental requer inovação, ousadia, percepção e coragem para transgredir. Isso porque ele produz ruptura, uma descontinuidade, um renascer em si…

Dezenas de exemplos levam à conclusão de que existem algumas características comuns no modelo mental, na forma de pensar e agir de quem rompe a inércia e cria uma nova chance.

Essas pessoas definem com clareza o destino desejado aplicando intensamente o seu foco no futuro, e não no passado. Elas entendem que a travessia é tão importante quanto a chegada; criam circunstâncias favoráveis e rupturas construtivas, que as conduzem ao próximo “porto” desejado – ou seja, não ficam à espera de rupturas indesejáveis para dar suas guinadas.

Elas possuem um conjunto de atributos e atitudes que viabilizam os vários momentos da virada em suas vidas e, por fim, traçam planos com alma, aplicam grande dose de paixão no que fazem, em vez de serem meras peças na engrenagem de planos burocráticos.

Se você quer promover a sua revolução invisível, comece por focar sua atenção no futuro. Imagine onde pretende estar, decida qual será sua próxima chance e o que deve fazer até lá.


Texto César Souza, extraído do livro "O Momento da Sua Virada".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo ciclo

Um ciclo fechou e o outro se abre. É hora de ver as falhas, e varrer da sua vida, tudo o que te faz mal. Espírito de mudança, essa é a palavra. Abrir a janela no início do dia, contemplar o sol e agradecer a Deus por mais uma oportunidade que ele está lhe dando para tentar mais uma vez ser feliz. Viver a vida com mais felicidade, e contar com aquelas pessoas que você sabe que estarão com você independente do porque, independente do motivo do seu choro. Passar a viver com mais desconfiança. Não acreditar em tudo o que dizem, mas também não deixar de acreditar que pode dar certo! Dias de chuva, sempre vão vir, pra você e pra todo mundo. Mas aproveite essa chuva pra lavar toda a sujeira, e no fim, aguarde o belo arco-íris que irá sair. Olhe para você e cuide de você. Você sabe o quanto pode fazer alguém feliz, então se não der certo, quem perdeu não foi você. Acorde pra vida..  

Não olhe para os problemas

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo. Então ele começou a ficar desanimado e pensou: - Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas! Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras, e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco. Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares. Assim também é a nossa vida: quando paramos demais p...