Pular para o conteúdo principal

A Sabedoria do Ancião

Um homem já idoso, porém muito sábio, morava em uma vila e tinha respostas para tudo. Um velho amigo resolveu lhe fazer companhia. E viu quando um jovem viajante aproximou-se do ancião e perguntou-lhe: "Que tipo de pessoas vivem aqui?" E o ancião perguntou: "E que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?". Então o jovem respondeu: "Oh! Um grupo de malvados e egoístas. Estou satisfeito em abandonar aquele lugar e em nada me arrependo". A isso o ancião respondeu: "A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui". E o rapaz saiu rapidamente com a resposta. No dia seguinte, lá estavam os dois amigos no mesmo lugar, quando outro rapaz aproximou-se e perguntou ao ancião: "Senhor, como são as pessoas que vivem nesta vila?". Então ele respondeu com a mesma pergunta: "E que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?". Ao que o rapaz respondeu: "pessoas amigas, honestas, seletas e hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-la para trás". E o Ancião respondeu: "A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui". O amigo que havia escutado as duas conversas, perguntou: "Como é possível você dar respostas tão diferentes para mesma pergunta, satisfazendo-as?" E então o ancião respondeu: "Ora, amigo, cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Nós somos responsáveis pela transformação do mundo exterior. Aquele que nada semeou no passado, não pode querer colher bons frutos no futuro. Porém, o que faz amigos e cultiva amizades, semeará o fruto deste plantio. Precisamos de amigos para trocar, nos ensinar, nos conduzir, nos alegrar. Cada um é muito especial para Deus e tem algo a dizer. Mesmo que seja breve, com certeza deixará um ensinamento para nós. O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende de nós mesmos. Em outras palavras, o mundo tem a cor que lhe damos através das nossas lentes... Boa Sorte a todos..
Adriano Carlos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo ciclo

Um ciclo fechou e o outro se abre. É hora de ver as falhas, e varrer da sua vida, tudo o que te faz mal. Espírito de mudança, essa é a palavra. Abrir a janela no início do dia, contemplar o sol e agradecer a Deus por mais uma oportunidade que ele está lhe dando para tentar mais uma vez ser feliz. Viver a vida com mais felicidade, e contar com aquelas pessoas que você sabe que estarão com você independente do porque, independente do motivo do seu choro. Passar a viver com mais desconfiança. Não acreditar em tudo o que dizem, mas também não deixar de acreditar que pode dar certo! Dias de chuva, sempre vão vir, pra você e pra todo mundo. Mas aproveite essa chuva pra lavar toda a sujeira, e no fim, aguarde o belo arco-íris que irá sair. Olhe para você e cuide de você. Você sabe o quanto pode fazer alguém feliz, então se não der certo, quem perdeu não foi você. Acorde pra vida..  

Não olhe para os problemas

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo. Então ele começou a ficar desanimado e pensou: - Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas! Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras, e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco. Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares. Assim também é a nossa vida: quando paramos demais p...