Pular para o conteúdo principal

Entre o oito e o oitenta

Entre o oito e o oitenta 
  A eletricidade é importante na nossa vida, ela ilumina as residências, as empresas, as ruas da cidade… Mas a eletricidade pode eletrocutar um homem. A água, tão escassa hoje em dia em nosso planeta, é indispensável a nossa vida; ela mata nossa sede. O homem utiliza a água para tomar banho, cozinhar, lavar roupa e diante de uma falta de água quase enlouquece. Mas é importante lembrar que a água também pode afogar um homem. A água e o fogo lhe auxiliam no cozimento do mantimento que mata a sua fome. Mas o fogo mal utilizado pode queimar… O fogo pode lhe aquecer ou lhe queimar.
Se alguém lhe convida a ir até a sua casa e lá lhe oferece uma xícara de terra, você, certamente, irá ficar muito furioso. Mas se alguém usar esta terra para plantar café poderá, em algum momento, oferecer-lhe um cafezinho bem quentinho e delicioso. A terra é abençoada, serve para matar a fome quando o homem a usa para plantar.
Tudo é questão de equilíbrio. E assim, em todos os momentos da nossa vida, precisamos saber utilizar esta palavra – equilíbrio – com muita sabedoria, pois é ela que rege a nossa vida e que nos faz, a todo o momento, procurar a estrada correta.
Certa vez li que o homem não tem natureza perversa. Um bebê não é perverso. Ele pode se transformar em um distinto profissional ou no pior dos bandidos. Mas seja qual for o rumo que ele tomou, um dia ele foi uma inocente criança.
E por que, num determinado momento de sua vida, o homem segue o caminho errado? Por que diante da bifurcação que lhe apresenta duas escolhas, ele toma a decisão errada? Porque faltou equilíbrio!
O equilíbrio é a escolha entre o bem e o mal. É não escolher a opção de menos nem a demais, porque ambas não possuem a justa medida. É difícil? Sim… Nunca ninguém achou que seria fácil. Mas são os seus valores, seus preceitos, sua formação e sua ética que irão lhe apontar a escolha da proporção devida. A escolha que está entre o oito e o oitenta. A escolha com equilíbrio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo ciclo

Um ciclo fechou e o outro se abre. É hora de ver as falhas, e varrer da sua vida, tudo o que te faz mal. Espírito de mudança, essa é a palavra. Abrir a janela no início do dia, contemplar o sol e agradecer a Deus por mais uma oportunidade que ele está lhe dando para tentar mais uma vez ser feliz. Viver a vida com mais felicidade, e contar com aquelas pessoas que você sabe que estarão com você independente do porque, independente do motivo do seu choro. Passar a viver com mais desconfiança. Não acreditar em tudo o que dizem, mas também não deixar de acreditar que pode dar certo! Dias de chuva, sempre vão vir, pra você e pra todo mundo. Mas aproveite essa chuva pra lavar toda a sujeira, e no fim, aguarde o belo arco-íris que irá sair. Olhe para você e cuide de você. Você sabe o quanto pode fazer alguém feliz, então se não der certo, quem perdeu não foi você. Acorde pra vida..  

Não olhe para os problemas

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo. Então ele começou a ficar desanimado e pensou: - Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas! Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras, e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco. Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares. Assim também é a nossa vida: quando paramos demais p...