O universo recompensa o esforço, não as desculpas. Quando o meu mundo se mostrava hostil, eu costumava olhar para as pessoas que levavam uma vida fascinante e perguntar: “como a vida delas se tornou tão doce?”. Descobri que todas elas tinham começado em algum lugar. O começo modesto levou a outra coisa e depois outra.
Às vezes podemos cometer o erro de ser demasiado seletivos. Somos capazes de rejeitar uma oferta de trabalho raciocinando: “não é isso que eu quero”. Se é a única colocação possível no momento, aceite-a, domine-a e veja como ela o conduz de uma coisa a outra. Se você não tem nada grande a seu favor, comece com o pequeno. Mergulhe.
Um empresário americano costuma contar como um amigo seu arranjou seu primeiro emprego nos Estados Unidos. Ele era imigrante. Sem dinheiro e sem falar inglês, candidatou-se a uma vaga de lavador de pratos num restaurante italiano. Antes da entrevista com o patrão, foi ao toalete do estabelecimento e fez a faxina; limpou o rejunte de cada azulejo com uma escova de dentes até que o banheiro ficasse absolutamente impecável. Essa foi a maneira dele demonstrar que levava a sério o serviço de lavar pratos. O imigrante ficou com o emprego.
Uma semana depois, o ajudante de cozinha encarregado das saladas pediu demissão e ele começou a trilhar o caminho que o levaria a ser chef. Penso nele e em sua escova de dentes toda vez que ouço alguém dizer: “não há emprego em lugar nenhum!”…
Bom final de semana para todos!!!