Jogar é viver e uma grande oportunidade criativa para encontrar com a gente mesmo. A partir disso, o “jogo” passa a ser conseqüência de nossas ações e relações em todos os âmbitos, principalmente no trabalho onde existem dois “estilos” básicos de jogo:
COOPERAÇÃO – que é o jogar COM o outro; e
COMPETIÇÃO – que é jogar CONTRA o outro.
Na COOPERAÇÃO, as pessoas ou grupos combinam as suas atividades juntas para conseguir realizar um objetivo comum, de tal maneira que o êxito de alguma das partes concorra para um maior êxito das demais.
Na COMPETIÇÃO, quando uma pessoa ou um grupo tem como objetivo um melhor resultado em relação à outra pessoa ou grupo, é gerada a oposição. Muitas das escolhas, comportamento e atitudes que temos – conscientes ou inconscientes -, têm suas raízes no mito da “natureza competitiva” do Homem.
(…)
Hoje as empresas, já possuem esta visão e estão investindo em “Formação de Equipes de Trabalho”. Mesmo quando é óbvio que a cooperação é a melhor estratégia, traz melhores resultados e produz bem estar, muitas pessoas – infelizmente – ainda preferem competir a cooperar. E você, faz parte de qual time?