Pular para o conteúdo principal

SE...

Pessoas que não obtêm sucesso na vida compartilham de um traço característico comum.
Conhecem todas as razões do fracasso e têm o que acreditam ser desculpas inatacáveis para explicar sua falta de sucesso.

Algumas dessas desculpas são inteligentes e, algumas, confirmadas por fatos. Desculpas, porém, não podem ser usadas como dinheiro.
O mundo só quer saber uma coisa: você teve sucesso na vida?

SE... Esta é a maior de todas as desculpas...

Inventar desculpas é um hábito profundamente enraizado. Hábitos são difíceis de romper, especialmente quando proporcionam justificativas para alguma coisa que fazemos. Platão tinha essa verdade em mente quando disse: "A primeira e maior vitória é vencer a si mesmo. Ser vencido pelo eu é, entre todas as coisas, a mais vergonhosa e vil".

Outro filósofo pensava a mesma coisa quando disse: "Foi uma grande surpresa para mim quando descobri que a maior parte da feiúra que eu via nos outros
era apenas um reflexo de minha própria natureza".

"Tem sido sempre um mistério para mim", disse Elbert Hubbard, "o motivo porque as pessoas passam tanto tempo enganando-se propositadamente, com criação de desculpas para esconder suas fraquezas. Se usado de forma diferente, esse mesmo tempo seria suficiente para curar a fraqueza e as desculpas não seriam mais necessárias".

Despedindo-me de você, quero lhe lembrar que "A vida é um jogo de damas e o seu adversário é o tempo. Se hesitar antes de mover a pedra, ou deixar de movê-la rapidamente, você será expulso do tabuleiro pelo tempo. Você está jogando contra um adversário que não tolera indecisão!"

Antes você tinha, quem sabe uma desculpa lógica por não ter obrigado a vida a lhe dar tudo o que pediu, mas o álibi é agora obsoleto, porque você está neste momento de posse da chave-mestra que abre a porta das riquezas da vida.

A chave-mestra é intangível, mas é poderosa! É o privilégio de criar, em sua própria mente, o desejo ardente de possuir uma forma definida de riqueza. Não há penalidade pelo uso da chave, mas há um preço que pagará, se não a usar. O preço é o fracasso. E há um prêmio de proporções imensas se a usar. É a satisfação que vem quando você vence a si mesmo e obriga a vida a lhe pagar o preço que pede.

A recompensa vale o esforço. Vai experimentar e convencer-se?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM do dia 19 de novembro na voz de Adriano Carlos

MENSAGEM do dia 19 de novembro na voz de Adriano Carlos



Quem sabe não precisa? Um dia eu estava na frente de casa secando meu carro. Eu tinha acabado de lavar o carro e esperava minha esposa para sair para o trabalho. Vi, descendo a rua, um homem que a sociedade consideraria um mendigo. Pela aparência dele, não tinha carro, nem casa, nem roupa limpa e nem dinheiro. Tem vez que você se sente generoso mas há outras vezes que você não quer nem ser incomodado. Este era um dia do "não quero ser incomodado".

- Espero que não venha me pedir dinheiro. Pensei.
Não veio. Passou e sentou-se em frente, no meio-fio do ponto de ônibus e não parecia ter dinheiro nem mesmo para andar de ônibus. Após alguns minutos falou,
- É um carro muito bonito.

Sua voz era áspera mas tinha um ar de dignidade em torno dele. Eu agradeci e continuei secando o carro.
Ele ficou lá. Quieto, sentado enquanto eu trabalhava. O previsto pedido por dinheiro nunca veio. Enquanto o silêncio entre nós aumentava, uma voz…